Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Mil e Uma Noites - Bir Bin Gece




Olá pessoal!

Vim bater um papinho sobre a novela turca que está passando na Band, Bir Bin Gece, em português: "Mil e Uma Noites"... estão assistindo? Estão gostando? O que estão achando?

É um dramalhão como sempre falo pro meu marido que as novelas turcas são rsrsrs... mas quem não gosta de um amor impossível que no final dá certo? É o conto de fadas em novela, com direito a fundinho musical pra cada cena.

Eu, particularmente, amo ver essa cidade linda que é Istambul passando na minha TV, principalmente este ano que não pude ficar na Turquia e só vou no final do ano. 

Tirando as mirabolâncias de vários sequestros e perseguições, que muitas novelas têm (não vai achar que pessoas são sequestradas o tempo todo na Turquia porque tá longe de ser)... dá pra tirar muitas lições de sociedade turca pra quem não conhece e pretende conhecer.

Então vamos lá...


1) Na familia do Sr. Burhan podemos ver...

  • Família tradicional, vinda de uma cidade pequena para a cidade grande;
  • Muitos parentes mais pobres, ainda na cidade de origem, que dependem dessa família que enriqueceu na cidade grande;

Isso é muito comum em Istambul. Famílias tradicionais que vêm de cidades pequenas, abrem pequenos negócios, crescem, enriquecem e mantêm economicamente grande parte da família que ficou na pequena cidade.

  • Família reunida na mesa para as refeições;
  • Avôs mimando os netos;
  • Mais novos beijando as mãos dos mais velhos;

Essas famílias mais tradicionais mantêm hábitos muito bonitos de respeito e união, como o de jantar reunidos à mesa e o dos mais novos pedir bençãos aos mais velhos. Avôs mimam netos em toda parte do mundo, mas tenho que confessar que crianças turcas são bem mimadinhas.

  • Pai e mãe "mandando" nos filhos, mesmo quando adultos;
  • Filhos casados morando na casa dos pais, mesmo com situação financeira pra morar em casa separada;

Nessas famílias os filhos parecem dependentes para sempre, mesmo que tenham situação financeira pra o contrário. Normalmente, os filhos trabalham nos negócios dos pais e dependem do salário que o pai se dispõe a dar, o que os deixa mais dependentes e submissos.

Também é muito comum que morem juntos ou em um só condomínio. Todos como vizinhos, para se ajudarem etc. Ai meu deus!!! A parte da ajuda é boa, mas e o resto??? 

  • Todos tiram o sapato quando entram em casa e trocam por uma sandália ou pantufa de andar em casa;
  • Ao se despedir de um parente que vai viajar, jogam água quando o carro sai, para abençoar sua ida e poder voltar;


Na novela, somente a família do Sr. Burhan faz isso com frequência, mas na Turquia a maioria dos turcos mantém o hábito de tirar os sapatos quando chegam em casa. Para mais detalhes sobre esse hábito, leiam a postagem Tire Seus Sapatos.

Quanto ao hábito de jogar a água atrás do carro que vai embora, é uma superstição para que os viajantes partam com segurança (uma "benção" talvez) e voltem.


2) No comportamento geral de famílias vemos...

  • Sogro e sogra chamar genro e nora de filho e filha.  

Na Turquia, quando se casa, literalmente você entra pra família do marido ou da esposa. Isso vem do passado... quando a família da noiva entregava a filha para a família do noivo, a última virava sua família oficial. Para se sentir acolhida, os pais do noivo chamavam a nova nora de filha e ela retribuía chamando-os de pai e mãe.

Hoje, tanto noivos como noivas chamam seus sogros de pai e mãe. Há pessoas que chamam os sogros de sogro e sogra, mas não é bem visto. É como se não tivessem aceitado a família ou como se não se sentissem acolhidas. 

Na novela, vemos o Sr. Burhan e a Dona Nadid (pais do marido falecido de Şerazade) dizendo pra ex-nora que ela é uma filha pra eles. O mesmo faz a Dona Feride, mãe de Onur, atual marido da moçinha.

Podemos ver a Fusun e a Ahu, ex-esposa e atual esposa de Ali Kemal, filho do Sr. Burhan e da Dona Nadid, chamando os sogros de papai e mamãe. No caso delas, sempre chamam quando querem alguma coisa, porque são vilãs... soa como falsidade.
       

3) No comportamentos das mulheres...


  • Roupas comportadas.

Repararam no modo de se vestir das mocinhas, das mães de família e das santas do pau oco? 

Şerazade, Bennu, Mihriban, Feride, Seval, Nadid, Fusun, Ahu... Viram decotes? Não, não viram... todas com roupas fechadas e vestidos comportados. Se for no Instagram das artistas verão roupas mais ousadas, mas na novela elas são muito boa-moças pra usar qualquer tipo de decote rsrs. 

Na realidade algumas delas, como a Şerazade e a Bennu poderiam ser um pouco mais relax, de acordo com o perfil não religioso e o poder econômico, mas pra atingir grande parte da audiência turca, o ideal é focar na história e não nos atributos das artistas. 

  • Orgulho feminino.

A moçinha da história, a Şerazade, é ultra orgulhosa... é tão orgulhosa que chega a irritar! Mas é bem o estilinho turca, feminista, esnobe e egocêntrica. Mulher tem que se valorizar! Sim eu concordo... mas se valorizar além do que vale vira uma chatonilda. 

Outra super orgulhosa é a Sezen, irmã por parte de pai do Kerem, sócio do Onur. Quantos foras ela precisa dar no Burak (irmão-primo do Kerem) pra mostrar que ela vale a pena???

  • Desvalorização das mais atiradinhas.

A Melek, irmã da Bennu, morou fora, era meio doidinha e tal. Voltou pra Istambul, tomou o rumo certo da vida e num momento de fraqueza, saiu com o Burak (irmão-primo do Kerem), contou que era da pá virada, mas que mudou. De qualquer forma, foi pra cama com ele na primeira noite e ficou desesperada por ter feito isso. Depois de idas e vindas ele mostrou que a valorizava e eles se entenderam. Viraram um casal fofo e apaixonado até que... a Sezen (orgulhosa que mencionei aí em cima) apareceu e roubou o coração do Burak cuspindo veneno nele.

Aquela velha história de que homem só gosta do que é difícil e quanto mais você bate mais ele quer. Por enquanto, a Melek perdeu! 


4) No comportamento dos casais...

  • Nada de beijos.

Repararam que os casais quase não se beijam??? Pra sair o primeiro beijo da Şerazade com o Onur, a novela teve que chegar quase no capítulo 80... ele já jurava amor, casamento e tudo mais, mas beijo não. Eu já estava estranhando...

Mas isso não é porque os casais não se beijem quando namoram. É porque pra sociedade "eles não fazem" (não devem fazer), então não pode sair escancarando na TV como se fosse normal beijar enquanto namora. 

Beijo em público então?! Esse é realmente abolido rsrs. Quando rola um ou outro selinho na novela na frente dos outros eu até me surpreendo, porque na realidade seria um beijo na bochecha. 

____________________________

Não querendo generalizar, mas já fazendo... sociedade turca é isso aí rsrs ;) 


Por enquanto é isso pessoal.
Sigo assistindo a novela e caso tenha algo a acrescentar eu volto aqui, combinado?!

Para quem quiser assistir, Mil e Uma Noites passa na BAND, de Seg à Sáb, às 20:20. Para quem perdeu capítulos e pretende acompanhar, aqui no site dá pra assistir todos os Capítulos na Íntegra.

Até!

Bjos,

Gabi Ugan.


Um comentário:

  1. Olá Gabrielly Ugan....me chamo Patrícia Ortega....e eu estou com um problemão...rsrsrs me apaixonei pela novela turca Ask laftan anlamaz com Burak e Hande Hercel...só tem um grande problema...ela não tem uma palavra em Português...só traduzido pro inglês..assisti toda em turco mesmo..( mas como eu daria uma unha do pé pra saber o que eles dizem) kkkkkkk....
    Queria muito que vc ...sendo uma cidadã turca ..pudesse de alguma forma pedir pra que traduzisse ou o sbt passaser ela....
    Se vc assistir vai se apaixonar também...
    Bjus
    Meu email...patysapatilhas22@gmail.com

    ResponderExcluir

Comentem, opinem, perguntem, critiquem, elogiem. Hadi canlarım! =)