Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2015

COMO AGIR? +5 SITUAÇÕES NA TURQUIA #3

Oi gente!

Aí vai a continuação da série COMO AGIR? 


Como agir em 15 situações comuns e constrangedoras na Turquia?
- 15 situações dividas em 3 postagens -



Cultura é cultura. Cada país ou região tem a sua e não existe pior ou melhor. Do ponto de vista de cada povo, a sua cultura é a certa, a ideal. Então, não tem como não estranharmos algumas coisas. Quero que encare essa série de postagens não como críticas a cultura Turquia, que aliás tem vários pontos positivos. Quero que encare como dicas para uma melhor adaptação. Tente agir sempre com naturalidade, como observador(a) e aprendiz. Não desespere, a Minha Turquia está aqui pra ajudar rsrs. E na dúvida, coloque-se fora da situação e faça o que você aconselharia alguém a fazer. Bora continuar então, que essa é a última da série!

_______________________________________________________


COMO AGIR? +5 SITUAÇÕES NA TURQUIA #3

11) Quando pessoas que você acaba de conhecer te abraçam, te adoram, te amam...

Pode parecer estranho, over (exagerado) ou até falso, dependendo da situação, mas não é incomum você conhecer amigos ou conhecidos da família ou de outros amigos e eles te olharem com um sorriso enorme e abraçarem como se estivessem vendo uma celebridade ou alguém de outro mundo. Não estranhe...

Para alguns turcos, não acostumados a viajar por aí, você é sim de outro mundo. É estrangeira... é brasileira... e essa última condição remete a ele que você é a pessoa mais dançante e simpática do mundo, de acordo com o que assiste na TV. Ahhh, não quebre o encanto. Não vire uma abóbora antes da meia noite. Seja simpática e retribua o carinho. 

Se perceber um sorriso amarelo, com olhares observadores e achar que estão sendo falsos, não dê motivos para falarem de você. Mantenha a compostura e a simpatia. Fofocar é uma ação comum em muitas culturas e na turca, de maneira geral, é bem frequente o ti-ti-ti por trás dos panos. Não dar motivos é a melhor saída pra não ficar na boca das más línguas. 

Quando falarem "Mas como você é linda! Eu te adorei!" e você ainda nem tem uma opinião formada sobre a pessoa pra dizer que sente o mesmo... o melhor a se dizer é "Muito obrigada. Você também é muito simpática/doce" ("Çok teşekkur ederim. Sen de çok tatlısın" pronuncia-se "tchoq texecur ederim. sen de tchoq tatlãsãn").

Quando pararem ao seu lado, te abraçarem, pegarem a sua mão e ficarem assim por minutos... dê um sorriso, aperte a mão com carinho e coloque a sua outra mão em cima, demonstrando retribuição se for alguém que pareça estar agindo com o coração. Se achar que é alguém que está agindo com falsidade, dê um sorriso e se ofereça pra ajudar a dona da casa, que provavelmente está trazendo um chá ou alguma comida.

De maneira geral, o povo turco gosta do povo brasileiro... há empatia e facilidade de entrosamento. Aproveite as portas abertas e o carinho que receber longe de casa... afinal, não é maravilhoso se sentir amada(o)?  


12) Quando você é secada (olhada) por um turco em algum transporte público ou em qualquer outro lugar... 

No Brasil o carinha olha aqui, olha ali... você passa e ele olha o seu traseiro. Terrível... mas a situação passa rápido. No transporte público brasileiro sei de muitas histórias de homens que abusam de mulheres etc e não me imagino passando por uma situação assim. Não sei o que eu faria.  

Na Turquia, eu uso mais o transporte público que no Brasil (por motivos óbvios de segurança) e nunca passei ou vi situações de abuso como leio que existem no Brasil a ponto de nós mulheres termos que ter vagões especiais. A Turquia é um país de maioria islâmica, onde as mulheres devem ser super cuidadosas e nem por isso tem vagão feminino... sinto que o respeito é maior.

Mas nem tudo é perfeito e os turcos não são santos. Eles flertam, paqueram, olham, encaram.

Em lugares como transporte público, turcos encaram por horas, até você se sentir despida só pelo olhar. Não é uma situação muito boa estar no metro ou no ônibus e um turco não parar de te encarar, de modo que você não consiga levantar os olhos e precise fixá-los no celular. 

Para evitar esse tipo de situação:

a) Começando pela roupa, se não estiver em cidade praia...

Não use blusas muito decotadas em transporte público e lugares com gente de todo o tipo. Quando você senta, o decote normalmente abre e os seios ficam mais aparentes, o que chama mais atenção dos homens e até de mulheres que não aprovam seu look. Mesmo em pé, decotes chamam a atenção de homens altos como os turcos, que olham de cima e conseguem uma visão bem panorâmica dos seus atributos.

Caso queira usar a sua blusa decotada no seu destino final, leve o seu milagroso lenço e se proteja no caminho.

Não use saias e shorts muito curtos que atraiam muito os olhares. O meio da coxa é o limite e já está ousado para transportes públicos e lugares populosos. Já no inverno, as saias e shorts com meia bem grossa cai bem.

Saias e vestidos esvoaçantes são perigosos para passeios na rua e em lugares populosos. Uma vez fui pra Taksim com um vestido que bate quase no meu joelho, mas ele é rodado e quando o vento batia, subia. Eu estava com um shortinho preto e curto de lycra por baixo, mas não tinha condição de relaxar. Eu andei segurando o vestido a maior parte do tempo. Foi um error. 

b) E agora as atitudes...

Simpatia pode ser interpretada de forma diferente por homens na Turquia. Portanto, não sorria para homens ou retribua sorrisos masculinos se não for alguém conhecido. Um simples gesto de simpatia e gentileza pra nós brasileiras pode ser interpretado como flirt por turcos e será o motivo pra ele te secar, esperando seu próximo sinal. Já escrevi sobre isso uma vez nessa postagem: O que NÃO fazer na Turquia?

Não olhe nos olhos deles. As mulheres na Turquia tem que agir com firmeza e não dar brechas. Se for solteira e procura por um amor, tenha em mente que você não vai encontrar um príncipe que te valorize flertando no transporte público, nem no meio da rua. Aposte em relacionamentos com origem em cursos, academias, festas, jantares e reuniões de amigos... lugares que você possa conhecer a pessoa com o tempo ou que tenha referências.  

É isso... vambora para a próxima. 
  

13) Quando você vai dar dois beijinhos e a pessoa estende o braço para um aperto de mão...

Ops! 
Que situação mais chata. Se isso aconteceu contigo é porque não prestou atenção em umas das dicas da postagem O que NÃO fazer na Turquia?. Quando não conhecer a pessoa, nunca vai pro beijo... dê a mão pro aperto de mão. Se a pessoa vier beijar, beije. Fique na retarguarda. 

É, mas se já rolou, não tem o que fazer... passa rapidamente a mão esquerda no cabelo, pra disfarçar sua cara de 'bunda' e entrega a direita para o aperto de mão. Se for alguém da área profissional a gafe é maior... então nem faça brincadeiras. Se for alguém do convívio social (amigo de amigo ou da família), brinca se desculpando e dizendo que é estrangeira "Ai, perdão, vc sabe que sou gringa né rs" ("Oh, pardon, yabanciyim, biliyorsun..." pronuncia-se "oh, pardon, iabandjiiim, biliiorsun") e bola pra frente. 
É bom que aprende hahaha.


14) Quando você vai cumprimentar alguém mais velho e a pessoa estende a mão pra você beijar (benção)...

Não sei se sabem que na Turquia os mais novos beijam a mão dos mais velhos como pedíamos a benção no passado. Filhos e netos beijam as mãos dos pais, avós e tios quando chegam e quando vão embora de uma visita ou, se moram juntos, quando vão viajar e voltam, além de beijarem em dias especiais, como feriados religiosos etc. 

Quando encontram outras pessoas, não basta ser mais velho de idade. Às vezes a pessoa é mais velha de idade, mas não chega a ser vista como "tia/tio", então pode se sentir ofendida (chamada de velha) de ter a mão beijada por uma outra pessoa adulta mais nova. 

Às vezes fico confusa quanto a quem beijar a mão e a quem não beijar. Sigo o meu marido e faço o que ele faz, nesses casos. Mas tem vezes que, em um ambiente muito liberal, acabamos não beijando a mão de ninguém pra não sermos indelicados com um ou com outro. Aí sempre tem o velhote ou a velhota que se sente superior e levanta a mão pra você beijar, tipo te lembrando do que deve fazer. Acho de uma indelicadeza... mas fazer o que? Só resta beijar.

O ato é beijar a mão e encostar a testa nela em seguida (veja o ato nesse vídeo da novela turca Mil e Uma Noites, que está passando na Band)

Agora, se você for do tipo cara-de-pau, que não quer saber de cerimônia... não tem família na Turquia... não precisa manter a linha e/ou não gosta da pessoa que está levantando a mão pra você beijar, dá uma de estrangeira, aperta a mão e chacoalha!!! hahaha
  

15) Quando te abordam no meio da rua e te seguem enquanto você anda pra oferecer algum serviço...

Acontece muito em Taksim e lugares que onde passa muita gente passando... alguns turcos jovens ficam pelas ruas mais movimentas entregando panfletos e até aí, tudo bem. O problema é que eles não ficam satisfeitos em entregá-los a quem aceita pegar... quando eles veem mulheres passando, eles começam a andar do lado e a oferecer seus serviços. Quando eles percebem que é/são estrangeira(s), começa a perguntar a nacionalidade, o nome e puxar assunto interminavelmente, seguindo pela rua até ganhar um fora. Se o fora for em turco, melhor ainda, porque verão que não é turista.

Então, assim que o perseguidor chegar com o panfletinho dele, fala séria e olhando pra frente "Não, obrigada." ("Hayır, sağol" pronuncia-se "rair saal" ou "Yok, sağol" pronuncia-se "iok saal"). Se continuar, diga brava "Me deixa!!!" ("Bırak!!!" pronuncia-se "bãraq"), fazendo o gesto de "vai embora" com a mão.
Pronto, espantou o coitado!    

_______________________________________________________


Acabo por aqui essa série de COMO AGIR em 15 situações na Turquia. 

Se vocês tiverem dúvidas sobre como agir em alguma situação da cultura turca, não apresentada nessas três postagens, que parece bizarra ou estranha pra nós, escrevam abaixo nos comentários ou no Facebook. Se tiverem pelo menos 5 interessantes, eu completo 20 em mais uma postagem da série "COMO AGIR?"

Quem não leu as 10 primeiras, aproveita pra ler agora em...

COMO AGIR? 5 SITUAÇÕES NA TURQUIA #1.  

01) Quando todos sabem inglês mas só falam em turco na sua presença... 
02) Quando te oferecem 1kg de comida e não te deixam negar...
03) Quando perguntam ou falam que você engordou...
04) Quando te colocam sentada bem longe do seu marido/esposa/namorado(a) em um evento...
05) Quando começam a comer a salada direto na travessa principal...


06) Quando te induzem a servir chazinho mesmo você sendo visita e/ou você é "a responsável" pelo chazinho... [normalmente pra mulheres]
07) Quando você é convidada(o) a colocar a mão na massa... [normalmente pra mulheres]
08) Quando perguntam quanto você ganha de salário...
09) Quando você não preparou o pé (unhas etc) para ficar descalça e precisa tirar o sapato... 
10) Quando alguma turca (familiar) pega seu echarpe e cobre teus ombros e colo... [só para mulheres]

_______________________________________________________


Até mais.

Gabrielle Ugan

Blogger | Business Executive
Cultural Director of Brazilian Turkish Chamber of Commerce

5 comentários:

  1. Gabi, adoro seu canal... Meu amor está chegando de Izmir... temos a mesma idade ele 38 e eu 36. Vamos nos encontrar pela primeira vez... já está certa minha ida para Izmir em janeiro de 2016. Mas, ele veio primeiro. Muçulmaníssimo. Família muçulmana. Já está me transformando aos poucos, mas estou gostando e me interessando. Vou buscá-lo no aeroporto. Mas, não sei como recebê-lo, beijo, abraço, dois beijinhos ou aperto de mão? Vamos ficar um tempo em Brasília minha cidade e depois vamos pra Angra dos Reis. Como faço? beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá namoro um turco a gostaria de aprender o idioma,mais em minha cidade não há, tem algum curso on line que me recomenda ou algum lugar onde procurar.

    ResponderExcluir
  3. Olá namoro um turco a gostaria de aprender o idioma,mais em minha cidade não há, tem algum curso on line que me recomenda ou algum lugar onde procurar.

    ResponderExcluir
  4. Olá namoro um turco a gostaria de aprender o idioma,mais em minha cidade não há, tem algum curso on line que me recomenda ou algum lugar onde procurar.

    ResponderExcluir

Comentem, opinem, perguntem, critiquem, elogiem. Hadi canlarım! =)