Páginas

domingo, 24 de maio de 2015

COMO AGIR? + 5 SITUAÇÕES NA TURQUIA #2

Oi gente!

Aí vai a continuação da série COMO AGIR? 


Como agir em 15 situações comuns e constrangedoras na Turquia?
- 15 situações dividas em 3 postagens -



Cultura é cultura. Cada país ou região tem a sua e não existe pior ou melhor. Do ponto de vista de cada povo, a sua cultura é a certa, a ideal. Então, não tem como não estranharmos algumas coisas. Quero que encare essa série de postagens não como críticas a cultura Turquia, que aliás tem vários pontos positivos. Quero que encare como dicas para uma melhor adaptação. Tente agir sempre com naturalidade, como observador(a) e aprendiz. Não desespere, a Minha Turquia está aqui pra ajudar rsrs. E na dúvida, coloque-se fora da situação e faça o que você aconselharia alguém a fazer. Bora continuar então!

_______________________________________________________

COMO AGIR? +5 SITUAÇÕES NA TURQUIA #2

06) Quando te induzem a servir chazinho mesmo você sendo visita e/ou você é "a responsável" pelo chazinho... [normalmente pra mulheres]

Bem, no caso de te induzirem a servir mesmo quando você é visita, você tem uma escolha a fazer: 

a. Simplesmente mostrar que é YABANCI (estrangeira(o)), com orgulho, e que não tem muita intensão de se infiltrar na cultura deles; OU 

b. Mostrar o quanto é desprendida(o) de ego, generosa(o) e ganhar o coração dos que estão ao seu redor

E então qual é a escolha???

Caso escolha manter seu conceito de "o que é ser visita" e os hábitos aprendidos no seu país, finja que não entendeu. "Ahn?!" e manda umas risadas bobas de paspalha(o)... tipo, aquilo é tão absurdo que você ficou confusa(o), boiando na situação e aí faz cara de palhaça(o). Literalmente a estrangeira(o) no meio do povo! 

Se estiver no meio de pessoas muito incisivas, que é capaz de te puxar e tudo, praticamente te forçando, e você se sinta obrigada(o) a fazer o que não quer... ou você acaba fazendo com a cara amarela e eles logo entenderão que não está satisfeita(o) ou você fala "sinto muito, mas na minha cultura não podemos servir quando não somos os donos da casa. Dá azar pro anfitrião! É uma superstição que realmente acredito, você entende?" hahahahaha inventa logo um KAÔ (mentirinha BÁSICA). 

Caso você escolha a opção mais simpática... abra um sorriso, vá sem jeito, mostrando o seu esforço em aprender e não tenha medo de não fazer algo certo, porque ninguém está esperando que você saiba fazer de fato... estão esperando ver as portas do seu coração abertas pra eles. 


OK, digamos que você esteja com a responsabilidade do chá (na sua casa ou na casa da sogra ou de uma amiga, sei lá... a responsabilidade é sua) e agora?! Como fazer, como agir? Calma, não é o fim do mundo... é quase isso! rsrsrs.
  • A chaleira é dupla: a de baixo tem água limpa fervendo; a de cima tem chá turco bem concentrado, sendo aquecido pelo vapor da água da chaleira de baixo. 
  • Conte quantas pessoas querem chá - "Çay içen var mı?" (Alguém quer chá) ou para cada um "Çay istermisiniz?" (Gostaria de chá?);
  • Coloque o número correspondente de copinhos na bandeja, com seus pires e colheres de chá;
  • Se ninguém tiver especificado que gosta de mais forte ou mais fraco, coloque o chá concentrado até o meio ou um pouco antes do meio (cinturinha) dos copinhos turcos e preencha com água pura. 
  • Se quiser mostrar segurança e experiência, segure uma chaleira em cada mão e vai colocando as duas partes (chá e água) de maneira sequencial em cada copinho;
  • Coloque dois cubinhos de açúcar em cada pires ou leve o potinho com os cubinhos de açúcar e ofereça na após servir (essa última maneira é mais econômica porque não desperdiça cubinhos de açúcar se alguém não usou). Ah, falo em cubinho porque é assim que é vendido o açúcar na Turquia, normalmente; 
  • Sirva primeiro os mais velhos e dê preferencia para o "patriarca" da situação.

Chás servidos? UFA! -------- 

Nã-nã-ni-nã-não... sua missão agora é sentar, tentar prestar atenção na conversa e ao mesmo tempo nos copinhos. Quando um ou dois copinhos esvaziarem começou a sua saga de repor chazinho. "Daha (çay) istermisiniz?" (Quer mais chá?), com aquele sorriso "a simpática do ano". 

Se você der sorte, o grupo de visitas será daqueles que não são fãs de se entupirem de chá e cada um tomará 1 ou 2 copinhos. Se pegar uns turcos (homens principalmente) que têm mais chá no sangue do que qualquer outra coisa, prepare-se para servir no mínimo uns 5 copinhos de chá pra uma só pessoa e ficar com o radar ligado. 

Depois que pegar o jeito, você passará a fazer tudo automaticamente - escuta, responde, sorri, olha pro copinho, pergunta se quer mais, serve mais, senta, escuta, responde, e por aí vai. É como dirigir - aperta a embreagem, passa a marcha, freia, olha pros retrovisores, faz a curva, passa marcha, acelera, freia... CUIDADO, quase bateu sua louca, larga esse celular :P.

Mas aqui vai a dica: a cada copinho terminado por uma pessoa que já repetiu, demore mais a oferecer novamente. Vai chegar uma hora que o chanático vai se tocar que você não aguenta mais levantar e levar o chazinho se equilibrando pra não transbordar. O copinho turco tem o formato de uma tulipa (ou corpo violão). Base gordinha, cintura fina e boca larga, abertinha! Essa boca é daquelas que fazem você virar equilibrista na hora de servir os chás, então, boa sorte!


07) Quando você é convidada(o) a colocar a mão na massa... [normalmente pra mulheres]

É a mesma essência da questão acima. Você pode escolher entre >>> mostrar que é YABANCI (estrangeira(o)), com orgulho, e que não tem muita intensão de se infiltrar na cultura deles e >>> mostrar que tem interesse de fazer, aprender e ganhar o coração do povo.

Para se esquivar, use a mesma tática da questão acima: se faça de desentendida(o), fique rindo, agradeça a intenção e fique encolhidinha(o) na sua. 

Para abrir o coração, meta a mão na massa, deixe que achem graça do que fizer "errado", seja simpática(o) e humilde.  


A minha escolha - Turquia/2009

08) Quando perguntam quanto você ganha de salário...

Essa é uma pergunta delicada, mas que alguns turcos e turcas fazem. Como agir? 

Se você não se importa em falar e acha que está no contexto da conversa, fale. Não é proibido pra gente né?! É só uma questão de se sentir bem ou não.

Caso não se sinta bem, mas queira ser maleável, a melhor saída é dizer "meu salário é satisfatório, mas o principal é que gosto do que faço etc" e engata em outro assunto. Se achar que não tem como fugir de uma resposta mais direta, apela pra cultura novamente e diz "Na minha cultura não falamos o salário que dá azar. Faz perder dinheiro"... "ADET" (tradição) cultura é cultura rsrsrs

Eu prefiro ser maleável, então não daria uma resposta como "não gosto de falar qual é meu salário" ou "isso só interessa a mim" etc. Esse tipo de resposta cria clima e se não for isso que quer fazer (criar um climão) ser maleável e sair pela tangente é o que há! A não ser que se trate de uma pessoa sem nenhuma dose de "semancol", do tipo insistente. Essa quer levar na lata né?! "Desculpe, mas não gosto de expor esse tipo de informação. Acho muito pessoal". POW.      


09) Quando você não preparou o pé (unhas etc) para ficar descalça(o) e precisa tirar o sapato... 

Como tirar os sapatos ao entrar na casa de alguém é cultural na Turquia - leia mais em TIRE SEUS SAPATOS - o ideal é não bobear com a higiene dos pés (nunca né, mas vamos levar em conta que humanos são humanos rsrs). Imagina... você tira o sapato e suas unhas estão enormes, com sujeirinhas do próprio sapato, que grudaram no seu pé por causa do seu suor?! Aí vc pensa "mas meu pé saiu de casa limpo!"... tarde demais. 

Primeiro vêm as dicas de precaução (prevenir é melhor que remediar):
  • Mantenha as unhas dos pés curtas (evita sujeiras e mal odor);
  • Hidrate o pé com cremes próprios que tenham perfume;
  • Mantenha sapatos fechados fora do armário logo após usá-los para arejar;
  • Mantenha um saquinho de cheirinho no armário de sapato e na gaveta de meias; 
  • Ponha talco e spray anti-odor regularmente e antes de sair;  
  • Certifique-se de que seu pé está sem poeiras de chão antes de colocar o sapato/sandália;
  • Se for usar meia, certifique-se de que não está furada;
  • Mantenha um talquinho ou perfume de embalagem pequena na bolsa;
  • Leve um sapato/sandália extra, com a sola limpa, para colocar quando chegar na casa de alguém, isso evita que tenha que ficar descalça(o) ou que tenha que calçar o que não combina com sua roupa ou, se pensar em higiene, o que pessoas que você nem conhece também calça quando vai lá. Vai que você pega uma MICOSE ou algo do tipo (puts, acabei de pensar nisso!)
Agora vamos ao momento tensão. Você não estava preparada(o). Saiu do trabalho, após umas 10 horas com os mesmos sapatos, não tem kit emergência contigo (sapato ou meia extra, talquinho ou perfume e nem lenços úmidos)... nunca passei por isso, mas o jeito nesse caso é apelar pro KAÔ - a tal mentirinha - de novo (cuidado pra não perder seu lugar no paraíso com muita mentira hein hahah). 
  • Se a pessoa já te der uma sandália na entrada, veja se é fechada o suficiente para esconder ou disfarçar o seu probleminha (cheiro, sujeira ou furo na meia, sei lá). 
  • Se a sandália não for ideal para esconder ou se a pessoa não oferecer nenhuma, diga "Desculpe, não gostaria de ficar descalça(o) porque não estive bem nos últimos dias, você poderia me emprestar uma sapatilha/sapato fechado, por favor?" (dor no estômago ou cólica pra eles pode ser de andar com os pés no chão, por exemplo). Vão se preocupar, dizer "Geçmiş olsul" e resolver seu probleminha. 
E vê se da próxima vez anda preparada(o). Uma mentirinha do bem aqui e outra ali Deus perdoa, mas se só abrir a boca pra contar lorota vai ficar difícil pro cara lá de cima.


10) Quando alguma turca (familiar ou amiga) pega seu echarpe e cobre teus ombros e colo... [só para mulheres]

Qual é a motivação dela só você pode saber. Opções:

a. Ela quer te proteger. Sabe que o ambiente é hostil e que não será bom pra você ficar exposta (aos olhos, às más línguas etc).

Nesse caso, agradeça pelo carinho e fique mais ligada da próxima vez quando chegar em um ambiente parecido. Não espere que alguém que se importa com você te cubra.  

b. O ambiente é adequado, mas ela não gosta que você ande exposta por conta do grau de tradição dela.

Se é sogra, tente manter o meio termo pra que ela não se sinta mal e para que você não se sinta uma marionete. Dê um sorriso e naturalmente mude o estilo pra uma forma mais aberta, que não te incomode muito. Se for alguém que você não tem com o que se preocupar, simplesmente leve na esportiva, diga que não gosta, que está com calor e tira, sem perder a simpatia.  

c. Ela está entre amigos, família, vizinhos ou pessoas de sua comunidade e está com vergonha do seu modo ocidental de se vestir.

De novo, se for alguém com quem você se importa, se mantenha coberta ou tente o meio termo. Sinta o ambiente e veja se não se encaixaria com o item "a" ou "b".

Atenção: se tentarem cobrir a SUA CABEÇA, fora de uma mesquita, não aceite. Cobrir a cabeça é uma decisão sua. Não deixe que te imponham, mesmo que seja só para um momento. A Turquia é um país laico e você não é obrigada a andar com a cabeça coberta. Isso é normal... não é vergonha pra ninguém.  

_______________________________________________________

Por hoje é só galerinha!

E a próxima e última traz as seguintes questões...

11) Quando pessoas que você acaba de conhecer te abraçam, te adoram, te amam...

12) Quando você é secada (olhada) por um turco em algum transporte público ou em qualquer outro lugar... 

13) Quando você vai dar dois beijinhos e a pessoa estende o braço para um aperto de mão...

14) Quando você vai cumprimentar alguém mais velho e a pessoa estende a mão pra você beijar (benção)...

15) Quando te abordam no meio da rua e te seguem enquanto você anda pra oferecer algum serviço... 



_______________________________________________________

Quem não leu as 5 primeiras, aproveita pra ler agora em...

COMO AGIR? 5 SITUAÇÕES NA TURQUIA #1.  

01) Quando todos sabem inglês mas só falam em turco na sua presença... 
02) Quando te oferecem 1kg de comida e não te deixam negar...
03) Quando perguntam ou falam que você engordou...
04) Quando te colocam sentada bem longe do seu marido/esposa/namorado(a) em um evento...
05) Quando começam a comer a salada direto na travessa principal...

_______________________________________________________



Até mais.

Gabrielle Ugan

Blogger | Business Executive
Cultural Director of Brazilian Turkish Chamber of Commerce

For others: gabrielleugan@minhaturquia.com

5 comentários:

  1. Oiiii Gabi!! Que saudades dos seus posts. Adorei, como sempre. Será muito útil :D

    Öptüm :*

    ResponderExcluir
  2. Também seria difícil para mim beber o famoso chá de lá sem leite,mas já fui avisada que eles acham um absurdo beber chá com leite e eu que não vou pagar mico batendo boca né? Sobre o salário,acho que se eu contar vão ficar com dó de mim e passar um chapéu para angariar esmolas (ok,essa ultima parte foi só uma hipérbole,i swear :D )

    ResponderExcluir
  3. Maravilha... tô anotando no meu caderninho!!! Início do ano, lá vou eu pra Izmir!!! kkkkkkk. Nunca fiz tanta compra de lenço na minha vida... kkkkk. Beijão.

    ResponderExcluir

Comentem, opinem, perguntem, critiquem, elogiem. Hadi canlarım! =)