Páginas

domingo, 8 de junho de 2014

Vítimas & Algozes???


Vamos lá...

Talvez algumas(ns) de vocês não entendam o porquê de eu estar postando novamente sobre esse assunto: os tais relacionamentos virtuais mal sucedidos (até eu já me cansei das sessões de terapia do blog rsrs). Mas como teve um caso recentemente publicado, que, sem dúvida, foi assistido por muitas meninas, eu quero que vocês, que lêem o meu blog, reflitam sobre esse caso de uma maneira mais ampla. 

Ps: Não pretendo influenciar a opinião de ninguém, mas sim abrir um espaço para reflexão. 

O caso publicado foi de uma brasileira "resgatada" de um hotel, após 2 dias em Ankara-Turquia, por outra brasileira, porque a primeira estaria sendo pressionada e/ou ameaçada pela família do turco, com quem se relacionava virtualmente, e pela família da noiva dele (sim, ele estava de casamento marcado). 

De acordo com a brasileira resgatada, ela foi para a Turquia sem saber que o turco estava noivo. Ao chegar, ele deu um jeito de fugir do exército para encontrá-la e a Polícia foi atrás etc e tal. Confusão total. Gostando dela ou não, ele não bancou a situação, porque teria que enfrentar a família, romper o noivado e confrontar a sociedade (amigos da família, vizinhos etc). Na Turquia, dependendo do grau de tradição, é complicado contradizer, encarar e confrontar a família. Ele se acovardou e a brasileira teve que se virar pra voltar pra casa. 

Sem apoio, essa brasileira entrou em contato com a outra brasileira que mora em Ankara há mais de 10 anos e pediu ajuda, já que ela sozinha, sem falar inglês ou turco, não conseguiria retornar facilmente para o Brasil. Antes de voltar à pátria amada, ela gravou dois vídeos. No primeiro, detonou todos os turcos e esculhambou a sociedade turca... ela estava há 1 dia na Turquia, tinha passado por uma situação complicada, estava nervosa e não pensou em nada antes de falar (vou levar isso em consideração). No segundo, após uma noite de sono e reflexão, ela explicou a situação com mais clareza, sem tantas generalizações e críticas (bingo). 

Enfim...

Aonde eu quero chegar!?!

Apesar dessa brasileira saber que ela foi pra lá por vontade própria e que tem sua parcela de culpa (como ela disse), por ter se deixado entrar em um relacionamento virtual, que não lhe dava nenhuma garantia, no final da história ela foi a "resgatada"! Ela foi a vítima e o tal "turco safado que conquistou ela virtualmente, mesmo estando noivo e deixou que ela viajasse pra Turquia" foi o algoz da história. É assim que a maioria vê. Mas será que é tão simples assim???

Não sei ao certo quais foram os detalhes dessa história e nem como foram os 8 meses de relacionamento virtual dela. Só estou pegando essa história, que virou pública, porque é o retrato do que vem acontecendo com muitas meninas ao redor do mundo, não só na Turquia. E, em muitos casos, a história ainda se prolonga para um final ainda mais triste, o que felizmente não aconteceu com essa brasileira. 

O problema é que eu não consigo ver essas meninas como vítimas mais. Há tantos indícios para que não se caia numa situação dessas e não se transforme nessa "vítima" óbvia. Porque óbvia??? Porque um homem de qualquer lugar do mundo que procura mulheres para flertar virtualmente, muito provavelmente não está procurando por um relacionamento sério. Pode até ser que aconteça de rolar uma paixão, mas eu teria os meus dois pezinhos bem atrás. Me despencar pra Turquia, sozinha, de primeira, sem nunca ter visto o homem ao vivo e a cores; sem ele ter ido ao Brasil me encontrar primeiro!!!??!!! Sério, é muita coragem. É ser vítima por opção! Desculpem-me a sinceridade, mas quando se trata de atravessar o Oceano Atlântico sozinha, é melhor tirar o filtro cor de rosa da história.

Bem, vamos aos indícios de que esse bofe não é flor que se cheire, ou que não vai poder encarar a relação, ou que simplesmente não está afim mesmo:

1) Não se iluda com os mega elogios no primeiro contato. É óbvio que ele faz isso com todas que contata pela primeira vez. Você é linda, maravilhosa etc e tal... mas você é adulta né???? (não se iluda) é uma maneira de abordar... e as mais carentes caem rapidinho na lábia. Se o papo continuar, tudo pode acontecer... tanto algo mais sério para os dois, quanto algo mais sério só pra um, normalmente para a mulher.  

2) Depois de um mês, alguns já começam a falar de casamento, porque na cultura islâmica, para demonstrar que quer se relacionar seriamente ou para conseguir a confiança da mulher, eles falam em casamento. Isso não significa que eles não poderão terminar ou desaparecer se der na telha ou se a família começar a encrencar com o relacionamento e ele não quiser confrontá-la. Se não der certo eles terminarão e pronto. 

3) Se o seu namorado virtual não te apresentar pra família dele e para os amigos, depois de um tempo de relacionamento, é porque precisa te esconder por algum motivo. Ou porque eles não aprovarão o relacionamento, ou porque ele tem compromisso com outra pessoa, ou sei lá, mas coisa boa não é. Se liga!

4) A cultura turca ainda é mais machista que a brasileira. Então se faça de moçinha e espere o cavalheiro atravessar o Oceano Atlântico pra te conhecer primeiro. É mais seguro. Se ele ficar fazendo muito doce e achar que você é quem deve gastar as suas valiosas moedinhas pra ir conhecê-lo primeiro, desconfie... esse aí pode não estar te dando o devido valor e pode estar se valorizando demais!!!

5) Cuidado com os que choram as pitangas e começam a pedir dinheiro. ACREDITEM! Tem homem cara de pau na internet flertando e pedindo dinheiro para as apaixonadas. Caem fora! De maneira geral, os turcos são cavalheiros e gentis com mulheres. Por uma questão de cultura, eles que pagam as contas, normalmente. Não há problema em dividir, mas se ele começar a pedir dinheiro virtualmente estranhe, porque esse turco está mais pra golpista! 

6) Às vezes recebo mensagens de brasileiras dizendo que o turco não está mais respondendo às mensagens delas e que elas precisam fazer alguma coisa pra segurar eles, pra conquistá-los novamente. "O que fazer pra conquistá-lo???" Ahn??? Se eles não estão mais respondendo, algum motivo tem... que tal não insistir??? Primeiro de tudo, você deve ser você mesma, se ele não gostar de você do jeito que você é, o ideal é não insistir. Ainda mais em um carinha que está lááááá do outro lado do mundo fazendo sabe-se lá o que. Segue sua vida no Brasil que será bem mais fácil... Não faça tanto esforço pra ser mais uma "vítima"!

7) Aqueles que gostam de aparecer e desaparecer o tempo todo, tipo fantasma, que quando você está quase esquecendo, ele vem assombrar... bloqueia! Esse aí só serve pra machucar o coração. Morde e assopra. Ps: se você continuar dando trela é porque gosta de sofrer.

8) O relacionamento está sério; os dois estão comprometidos ou se dizem comprometidos, mas ele não assume nas redes sociais, te bloqueia, bloqueia os álbuns para que você não veja certas fotos etc etc etc... (como já li de algumas brasileiras)... aí tem coisa. Melhor sair dessa enrascada, não acha?

9) Especificamente falando dos homens de religião islâmica... alguns tentarão incutir na cabeça da parceira que ela deverá aprender a religião dele e se converter. Analise o grau de conservadorismo desse cidadão "aşkım" virtual. Algumas mulheres acham que não tem problema se converter e colocar o véu por amor, caso o "aşkım" exija. Então vai lá... vai lá colocar o véu por amor e vê se é só isso. Se colocar o véu, vai ter que agir como uma mulher de véu, olhar como uma mulher de véu, andar como uma mulher de véu etc. A cobrança social será bem maior... ou corta desde o começo esse carinha cabeça fechada, ou impõe as suas regras, ou você vai sofrer o pão que o diabo amassou, sorry

10) Ok, o homem está super compromissado, mal te conheceu, já quer casar o mais rápido possível. Te apresentou pra toda a família, que abre aquele sorrisão cheio de dentes e bigodes. "Ele te ama de paixão; você é a Deusa dele" (o Google traduziu pra você). Milagre de Deus! Ele mora lá na Caverna do Vilarejo de São Jorge, cafundó do judas na Turquia. Tá doido pra te fazer mamãe de alguns e a melhor dona de casa da vila. Quem sabe no futuro receber uma "amiga" (a segunda esposa dele, não legalizada). Tá disposta????? 


MRE já avisou através do Portal Consular sobre os riscos dos relacionamentos virtuais com estrangeiros em geral, não só da Turquia. Todos os grupos, blogs e canais no Youtube que eu conheço sobre a Turquia já deram alertas e dicas.

Vejam alguns dos alertas oficiais e artigos que eu mesma já compartilhei na página Minha Turquia e no Twitter @MinhaTurquia:

Relacionamentos com Estrangeiros pela Internet
Casamentos com Estrangeiros pela Internet Tornam-se Assunto de Estado
Estrangeiros dão Golpes em Brasileiras para Obter Visto Permanente no Brasil

Não falta informação. Mas falta precaução, receio. Essas meninas estão muito encorajadas a sair por aí falando só o Português, atrás de um amor de contos de fadas. Elas não temem pela própria segurança? Como alguém que não fala nada de Inglês sai sozinha do país para um país de Língua Turca??? Como paga a própria passagem, vai por vontade e conta própria, mesmo sabendo que encontrará o "desconhecido" porque quer ver pra crer e pode ser chamada de vítima? Será que nós realmente temos Vítimas & Algozes??? Não! Definitivamente, eu chego a conclusão que não há essa divisão clara de papéis.  

É isso gente. Fica a dica!
Espero que essa brasileira do caso acima se recupere logo do trauma e encontre um novo amor, de preferência, não virtual ;).
Bola pra frente. 

Deixo vocês com a Playlist do Youtube Alerta sobre Namoro pela Internet da minha amiga Aline Şahin:





Gabi Ugan
   

19 comentários:

  1. Perfeito! ^_^
    (e várias vezes me vi escrevendo esse texto por vc)..
    .
    Exatamente como eu penso.. e esse sendo o motivo pelo qual já me expulsaram de VÁRIOS grupos de Facebook.. (sobretudo daqueles nos quais "as enganadas".. são "vítimas".. ou não contaram com sorte o suficiente para se dá bem no amor..
    (como se o Amor fosse um jogo de azar)..
    Resultado? Atraem o "Azar" pro próprio futuro..
    Vc puxa a discussão à escolha entre os termos "Vítima" ou "Algoz".. Pra mim, o termo "Burra" já estava de bom tamanho..
    :v
    .
    ®

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar Holanda!!! :)
      Nós precisamos alertar sempre... pra ajudar!
      Na verdade, falta distanciamento da situação para que elas analisem com clareza e enxerguem os riscos. É difícil usar a razão nessas horas né?
      Não acho legal julgar as pessoas ou agredi-las, chamando-as de burras. Quem nesse mundo está livre de fazer besteiras, de errar e de agir de forma tola ou louca aos olhos dos outros? Minha intenção nessa postagem foi mostrar que os papeis de Vítimas e Algoz não estão claros. As brasileiras não são vítimas resgatadas e os turcos não são sempre os algozes da história. A cada desilusão sai uma vítima feminina e um algoz masculino. O esteriótipo vai ficando e a sociedade pára de pensar com a própria cabeça. Pára de refletir... cada um tem as suas escolhas e sofre as consequências disso e pronto. Essa é a mensagem! :)

      Excluir
    2. *Vítimas e Algozes não estão claros. (correção) :)

      Excluir
    3. Opa, meu video rendeu post e tudo. Acabei de trombar com isso la no brazucasnomundo. Quando tiver um tempinho vou ler com atençao Obrigada ;)

      Excluir
  2. Nao Holanda vc nao foi expulsa por isso. Foi expulsa de todos os grupos por causa da sua arrogancia. Por achar que a unica mulher inteligente no planeta e você. Fala de todas e nao olha embaixo do proprio nariz. Quem namora com um turco que não assume a brasileira é esperta......kkkkkkkk SQN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito!
      Se acha a última bolacha do pacote, a rainha da inteligência e a super expert em relacionamentos. Acha que pode sair [[rotulando]] as pessoas como bem entende.

      Excluir
  3. Sai daíh, Doida! :v
    .
    (Namorar com turco NÃO é vergonhoso.. ..vergonhoso é SE PERMITIR ser enganada por conta de carência e ilusões próprias) .. Deve ser seu caso, neh, Querida.. ?
    .
    Por isso é Amarga (e tem que responder as coisas anonimamente) .. :D
    .
    Azar! ;)

    ResponderExcluir
  4. A unica enganada aqui é você e no fundinho sabe disso!!

    ResponderExcluir
  5. Gente, essa discussão pessoal aqui é desnecessária. Eu não apoio atitudes como essa, de falar o que quer e bem entende a alguém, incluindo fatos da vida pessoal, anonimamente. Caso queira continuar com essa brincadeirinha de mal gosto, por favor, que faça em outro espaço. Todos tem o direito de comentar aqui "livremente". Eu não modero os comentários antes de serem publicados, mas não vou admitir alfinetadas, intrigas e discussões contínuas, que em nada agregam para o tema da postagem.
    No mais, para comentar de forma amigável e/ou cordial, qualquer leitor(a) será sempre muito bem vindo, mesmo que anonimamente.
    Grata pela atenção!

    ResponderExcluir
  6. Gabi, você falou o que MUITAS pensam sobre o fato (inclusive eu!!). Com o tanto de informação na Internet, é difícil acreditar que essas mulheres que se jogam com tudo em um relacionamento virtual ao ponto de vir para a Turquia apenas movidas por palavras bonitas e sem garantia alguma, sejam de fato vítimas. Elas pagam para ver infelizmente, muitas se decepcionam. Que os nossos alertas e o de tantas outras sirvam de exemplo e que quem se dispor a alertar tenha a honestidade e sensatez de não por toda a culpa no homem porque isso é injusto. Toda semana recebo convite de turco no meu inbox, a maioria com comentários bem melosos nas minhas fotos. A decisão de deixá-los entrar na minha vida é SÓ MINHA, assim como a responsabilidade pelo que essa abertura pode acarretar!!! Que a mulherada tenha mais consciência disso!!! Beijão pra ti, minha amiga e muito obrigada por compartilhar meus vídeos mesmo eu nunca te pedindo isso!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gaby, bom achei muito interessante. Mas tenho uma dúvida. E se por acaso o turco não tem condições financeiras de vir ao Brasil e você tem? O que seria o mais sensato a se fazer: Você viaja para a Turquia? Você compra a passagem dele para o Brasil? No meu caso, eu sempre quis viajar para a Turquia e Grécia antes de conhecê-lo, inclusive eu ia comprar minhas passagens para outubro. Agora tenho mais um motivo para ir, mas fiquei com medo depois do que lí o que você postou. Bom, ele disse que infelizmente não tem dinheiro para me ajudar e que o trabalho dele além de ser muito puxado e mal remunerado, então ele acha melhor ele arranjar primeiro um emprego melhor antes, ou passar em um concurso. Pois disse que gostaria muito de me receber, porém ele não tem casa, ele mora na casa da irmã dele que é casada. Então me pergunto....até onde devo ir? Na sua opinião.
    Obriagada.

    A propósito meu nome é Juliana. :)

    ResponderExcluir
  8. Adorei Gabrielle serviu para me abrir os olhos planejo ir a turquia ano que vem e tinha em meus planos de aproveitar o tempo que vou ficar lá para conhecer um turco que converso a algum tempo, mas agora sei que não devo pois 80% das coisa ruins que vc escreveu se enquadram nele... Adorei o post. Beijos

    ResponderExcluir
  9. kkkkk o que esta acontecendo com as mulheres Brasileiras? mulherada acorda! já conversei com vários turcos, mais eu nunca cai nesta conversinha fiada de eu te amo, e olha que não sou recalcada pois sempre fui muito amada...beijocas lindas juízo !!!

    ResponderExcluir
  10. https://vitimasdeturcos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Os turcos são machistas e safados,muita prevenção é necessária.

    ResponderExcluir
  12. Gente ! Alguém conversou ou anda conversando com algum Tayfun que mora na Alemanha!? To desconfiando dele ... Somos só amigos mas queria saber pra cortar ele de uma vez da minha vida !

    ResponderExcluir
  13. Conheci um turco no Brasil. Ele é 4 anos mais novo que eu, mora em istambul e é muçulmano, não praticante, segundo ele. Ele estava de férias no Brasil..e o vi 2 vezes enquanto esteve aqui. Ele foi extremamente romântico desde o primeiro instante que o vi. Ele voltou para a Turquia 3 dias depois e passamos a nos falar diariamente. Me mandou flores...demonstrava carinho. Era ciumento..tinha uma vida boemia, mas depois que passamos a nos relacionar ele passou a ser um rapaz "direitinho". Me mostrava constantemente para os amigos. Veio para o Brasil 1 mês depois para conhecer minha familia. Preferiu ficar hospedado num hotel. Passamos 5 dias incriveis. Minha familia se apaixonou por ele. Trouxe presentes pra todos. Foi extremamente gentil e carinhoso com todos. Estava estudando português e procurando emprego para se estabelecer no Brasil. Falava em casamento. Mas até com certa racionalidade. Dizia que queria morar no Brasil para nos conhecermos melhor antes de tomarmos esse passo. Depois que ele voltou, ficamos mais proximos. Me mostrou pra familia deke pela webcam me assumiu naa redes sociais..usava nossa foto como perfil no Whatsapp...publicava fotos no face para todos verem...com muitas declarações de amor. Foram 4 meses intensos! Nesse tempo ele disse que se envolveu em dividas com apostas porque ele estava tentando vir para o Brasil de todo o jeito. Os ciumes dele ficou cada vez mais cruel. Me controlava ate se eu deixava ele para conversar com a minha família. Era carinhoso, sedutor e ao mesmo tempo rude. Provocava meu ciumes o tempo todo. As vezes sumia...demorava pra me responder..me qdo respondia era evasivo..tinha ciumes..me deixava preocupada...nao tinha mais perspectivas de voltar...eu teria q ir p turquia..todo dia era uma surpresa...ele nao dividia os planos dele comigo...ou avisava em cima da hora q teria q se mudar ou arranjar outro emprego...ate q por nao aguentar tanta manipulacao..chantagem emocional...eu cobrei uma explicacao...e ele me pediu 600 dolares...aquilo foi demais e eu bloqueei ele em tudo. Dei um basta.

    Sofri muito por causa dessa desilusao. Eu o conheci pessoalmente. Ele veio pro Brasil, conheceu minha familia..conheci a familia e os amigos dele e mesmo assim ele se revelou.

    Eu sou médica..ele e publicitario. Eu me considero uma pessoa culta. Tive oportunidades para conhecer pessoas e lugares. Dispensei brasileiros pra ficar com ele. Quando o conheci estava super bem comigo mesma, curtindo minha vida e minha independência.

    O que quero dizer...é que gente má existem aos montes. Elas sao sedutoras. E manipulam, convencem, iludem até os mais avisados. Me vi como uma presa. E cai no conto de fadas. Ja tive outras experiências amorosas que acabaram mal. Me julgava experiente. E quando dei por mim, estava indo contra a minha razão.
    Por sorte tenho família, amigos e uma fé inabalavel que me ajudaram a perceber o engano.
    Não julguem pessoas que se deixam enganar e que chegam a ir as últimas consequencias.
    Esses algozes sao orofissionais, sao ardilosos. Eles manipulam sua mente. Voce se descaracteriza. Eles te convencem e você faz o que eles querem sem nem perceber. Ninguem esta imune a um psicopata ou encontrar alguém com disturbio de carater. Mas precisamos de amor e apoio para ter forças e vencer. Talvez o que faltou a essas moças que tiveram consequências mais drasticas foi apoio para acreditarem em si proprias e darem um fim ao relacionamento abusivo.

    Ainda doi, mas hoje sou livre.

    ResponderExcluir
  14. Eu também mudei de idéia ,pois do nada o turno me bloquea no whatsapp dele e
    depois desbloquea,achei estranho ,diz ele que não queria que os amigos me visse no whatsapp dele ,pois diz ele que é muito ciumento...Eu não sou boba
    exclui ele do meu whatsapp..

    ResponderExcluir
  15. Adorei o texto. Fiquei curiosa a respeito e até pesquiso bastante por causa de um turco, que apareceu do nada me add, pedindo em namoro. Eu hein...dei um fora nessa praga pq me assustei, pois na página do face tem a ft dos meus filhos. E burra, deixei meu tel público. Pra quê? Tá lá no zap perturbando o juízo. Bloqueei. Aí fui pesquisar pq tem mulher q ta indo na onda. NOVELA DE GLOBO, tal da Salve Jorge. Cara na boa...Quem cai nessa, merece. E ponha uma coisa na cabeça. Muçulmanos estrangeiros não gostam das brasileiras. Casar?? Sex cam msm. Só casam c novinhas q n fazem vergonha pra família e pq é mais barato casar c estrangeira. Se vc tiver filhos, não se empolguem com os pedidos dele. Mas mulher é dificil. Qd ta apaixonada e acha q c ela vai ser diferente, q vai muda-lo e quem for alertar, ela acha q é inveja. Vítima?? Dela msm.

    ResponderExcluir

Comentem, opinem, perguntem, critiquem, elogiem. Hadi canlarım! =)