Páginas

domingo, 6 de julho de 2014

Looks para um Casamento Turco

Tanto se fala em casamento por aqui, mas na hora de se preparar para um na Turquia bate aquele pânico! O-Ow! O que vestir??? Como não dar mancada e sair da festa com "cara de bunda gringa"???

Aqui vão as dicas mulherada!

Dica Master: Não tem uma regra para todos os casamentos. Como sempre digo por aqui, a Turquia não é uma caixinha previsível, onde todas as pessoas e famílias são iguais... Porém, contudo, entretanto... há pequenas regrinhas que ajudam você a dar com a bola dentro.


Perguntinhas básicas que devem ser feitas em primeiríssimo lugar:

1) Como é a família dos noivos: tradicional ou moderna? O que seu namorado/marido/amigo(a) turco(a) já falou dessa família pra você? Haverá muitos convidados religiosos e muitas mulheres cobertas?

2) O casamento é de dia, em um local aberto e de jardim ou à noite, em uma casa de festa ou um hotel chique?

3) Qual é a condição social dessa família ou o estilo do casamento? O local provavelmente refletirá a condição social e/ou o estilo e te ajudará a escolher um look que não fique exagerado ou simplório demais para a ocasião. Observe o convite do casamento... também ajuda.


Respondida essas três questões, você começa a ter uma linha a seguir:


Questão 1:

Pra uma festa de casamento em uma família mais tradicional, onde haverão muitos religiosos e muitas mulheres cobertas, o ideal é que você vá com vestidos sem decotes, longos ou longuetes (altura dos joelhos). Não precisa ir com um saco largo, parecendo uma velha. Pode ser ajustado no corpo, acinturado, porém, é bom evitar lycras muito fininhas, que marcam demais o bumbum ou tecidos muito transparentes, que revelem os bustos e a barriga. Caso o vestido deixe seus braços de fora, leve um echarpe para chegar e colocar sempre que achar necessário. Vá com um sapato fechado ou uma sandália não muito aberta e escandalosa. Pode ir de saltos sem problemas. Uma boa maquiagem também é muito bem vinda, mas evite carregá-la demais nos tons coloridos de sombra (minha opinião). As unhas podem ser coloridas, mas eu investiriam nos tons mais neutros. 

Em famílias mais modernas, não há muito o que se preocupar. Eu me visto igual como me vestiria no Brasil. Vestidos longos ou curtos, com decotes ou não, com alguma transparência ou não (não totalmente)... vale o bom senso né?! Não vai chegar pelada, vestida de piriguete!!! Por favor, hein?! O estilo final dependerá do tipo de casamento.


Questão 2:

Em relação ao horário dos casamentos, diurnos ou noturnos, vales as regras comuns: no verão e de dia, as cores são mais vibrantes e abertas e no inverno e à noite, mais fechadas. Os dias de verão são longos na Turquia (anoitece por volta de 20:30), então cores como o laranja, o verde, o dourado, o amarelo, o azul caem bem em qualquer tom nessa época, mesmo à noite. 

Casamentos em locais abertos e com jardins, são mais despojados e exigem menos requinte dos convidados. Abre-se mão do longo e dá-se preferência ao longuete ou ao curto. A maquiagem deve ser mais leve, com cores mais neutras e rosadas (não esqueça de um bom filtro solar como base do makeup). Se a festa for em um jardim com grama, não vá de salto fino. Já passei perrengue deixando vários buraquinhos na grama com o meu saltinho quase agulha #fail. Vá de salto carrapeta (aquele grosso).

Casamentos em locais fechados e em hotéis exigem mais requinte. Aí é preciso avaliar o quanto esse local é chique. Se essa família tem poder aquisitivo ou se é uma família simples. Não é legal chegar abalando Bangu, tipo vestida para o Oscar, para um casamento em que vão servir amendoim, döner e suco para os convidados!!! Assim como não dá pra chegar em um hotel de luxo, onde as convidadas turcas estão com aqueles penteados de Miss Mundo e vestidos de flash, como se você fosse a Miss Vilarejo. Sim... é preciso fazer uma pequena pesquisa do ambiente. 


Questão 3:

Então, se for para um casamento chique, em um hotel de luxo, use longo ou um longuete bafônico. Faça o seu melhor penteado e sua melhor maquiagem porque as turcas arrasam! Ahhh, coloque suas jóias pra fora! É hora de exibí-las. Se não tiver, vai com uma linda biju. Para um casamento mais simples, um longuete bem menos bafônico serve... uma biju, uma boa escova e uma maquiagem bem feita já é suficiente.


Itens essenciais:

- Echarpe: te salva de constrangimentos perante alguns religiosos, te salva do frio, te salva de decotes surpresas;
- Bolsinha de mão ou de ombro: leve o mínimo possível dentro de uma bolsinha de festa que caiba seu passaporte (ID), cartão ou dinheiro, celular, batom e echarpe, caso não esteja levando no corpo. Não leve um bolsão, tipo sacola, porque não tem nada haver com a ocasião.

***

Aqui vão alguns looks que já usei em casamentos na Turquia. Não tenho mais fotos de looks em casamentos de famílias muito tradicionais, porque frequentamos muito poucos casamentos desse estilo. De qualquer forma, espero ter dado uma luz para as que estão perdidas.




Casamento em hotel. Look longuete preto (altura do joelho), com decote de renda. Levei um Echarpe para proteger o decote em alguns momentos, pois a família do noivo é um pouco tradicional.


Casamento em local aberto. Look curto de seda branco, sem manga. Famílias modernas.


Casamento em hotel. Look longo preto, com decote e sem manga. Levei um Echarpe para proteger o decote, as costas e o braço, pois a família do noivo é um pouco tradicional (detalhe pra sogrinha mais perua do que eu nesse dia!). 



Casamento diurno em jardim. Look azul estampado, bem curto, sem manga e com decote nas costas. Fui com uma leg preta (tipo colante). Levei um Echarpe para proteger o decote quando preciso, pois a família do noivo é um pouco tradicional. 




Casamento noturno em casa de festa no verão. Look de renda creme, pouco curto. Caprichei no brinco de ouro e anéis. Maquiagem leve e batom rosa. 


Noturno comemorado em boate. Look de renda preto, com fundo branco, curto. Caprichei no brinco, no saltão e no batom vermelho.

***

Ah, me perguntaram se há alguma tradição de cores na Turquia (alguma que não possa usar)... não, não há. Não dá pra ir de longo branco, bufante, igual a noiva, né!? Use o bom senso! Mas até o branco e o creme é usado, porque, normalmente, os vestidos de noiva turcos são bem bufantes e iluminados (com pedrarias). O branco e o creme curto e longuete estão liberados.

Não tem madrinhas e padrinhos em casamentos turcos... então, não existe aquela ladainha das cores das madrinhas, das mães e etc. Ou seja... escolha seu melhor look pro dia e vá sem dor na consciência.

Espero que tenham curtido. Se eu encontrar mais fotos, coloco aqui, principalmente dos longos, que uso pouco rsrs.

Bjs,

Gabi Uğan.

   




   

Um comentário:

Comentem, opinem, perguntem, critiquem, elogiem. Hadi canlarım! =)